Home Marcas POR QUE ALGUNS MODELOS SAEM DE LINHA?

POR QUE ALGUNS MODELOS SAEM DE LINHA?

Por McLarty Maia

Você já se perguntou por que alguns modelos de carros saem de linha? Confira alguns dos principais motivos.

Você já se perguntou por que alguns modelos de carros saem de linha? Essa é uma questão que intriga muitos consumidores, especialmente os apaixonados por automóveis. Afinal, o que leva as montadoras a descontinuarem determinados veículos que, muitas vezes, fazem sucesso no mercado? 

Nós do Grupo McLarty Maia vamos explicar os principais motivos que levam as fabricantes a aposentarem alguns modelos de carros e quais são os carros que sairão de linha em 2024.

(Foto: Reprodução/Estadão)

Existem vários fatores que influenciam a decisão das montadoras de tirarem alguns modelos de carros de circulação. Alguns dos mais comuns são:

  • Baixa demanda: quando um modelo não vende o suficiente para cobrir os custos de produção e manutenção, as montadoras optam por descontinuá-lo. Isso pode acontecer por diversos motivos, como concorrência, mudança de preferência dos consumidores, preço elevado, falta de inovação, etc.

  • Estratégia de mercado: às vezes, as montadoras decidem retirar um modelo de linha para dar espaço a outro mais moderno, mais rentável ou mais alinhado com o perfil do público-alvo. 

Em breve, a MINI fará um Face Lift dos seus modelos, revitalizando-os para agradar os consumidores brasileiros. 

  • Normas ambientais e de segurança: com o avanço da legislação e da fiscalização sobre as emissões de poluentes e os itens de segurança dos veículos, as montadoras são obrigadas a se adaptarem às novas exigências. Sendo assim, isso pode implicar em altos investimentos para atualizar os modelos antigos ou substituí-los por outros mais eficientes e seguros.

  • Obsolescência tecnológica: a evolução da tecnologia também afeta a vida útil dos modelos de carros. Com o surgimento de novas soluções, como os carros elétricos, híbridos, autônomos e mais conectados, os modelos tradicionais tendem a ficar defasados e menos atrativos para os consumidores.

Quais carros sairão de linha em 2024?

De acordo com as informações divulgadas pelas principais montadoras que atuam no Brasil, e segundo a Revista Auto Esporte, esses são alguns dos modelos que sairão de linha em 2024:

Chevrolet Onix

O hatch compacto da Chevrolet, vai se despedir do mercado em 2024. A montadora anunciou que vai substituir o Onix por um novo modelo, ainda sem nome definido, que será produzido na Argentina e terá um design mais arrojado e uma plataforma mais moderna.

Fiat Uno

O Uno é um dos modelos mais icônicos da Fiat e do Brasil, com mais de 35 anos de história. No entanto, o seu ciclo está chegando ao fim. A Fiat confirmou que vai encerrar a produção do Uno em 2024, após o lançamento do seu sucessor, o Pulse, que será um SUV compacto com motor turbo e câmbio automático.

Renault Sandero

O Sandero é o carro-chefe da Renault no Brasil, com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas desde o seu lançamento, em 2007. Porém, o hatch médio vai sair de cena em 2024, dando lugar ao novo Renault 5, que será um carro elétrico.

Volkswagen Gol

O Gol é outro modelo que marcou época no Brasil, sendo o carro mais vendido do país por 27 anos, entre 1987 e 2013. Mas o seu reinado está prestes a acabar. A Volkswagen anunciou que vai aposentar o Gol em 2024, após 41 anos de produção. O substituto do Gol será o Polo Track, que será uma versão mais simples e barata do Polo atual.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu por que alguns modelos de carros saem de linha e quais são os carros que sairão de linha em 2024. Como você pode ver, as montadoras estão sempre buscando se renovar e se adequar às novas tendências e demandas do mercado.

Então, se você gostou deste conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. E se você quer ficar por dentro de mais novidades sobre o mundo automotivo, acompanhe o nosso blog do Grupo McLarty Maia. Até a próxima!

You may also like

Deixe um comentário

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy