Home seminovos GLOSSÁRIO DO SEMINOVO: ENTENDA OS TERMOS UTILIZADOS NA COMPRA DE SEMINOVOS

GLOSSÁRIO DO SEMINOVO: ENTENDA OS TERMOS UTILIZADOS NA COMPRA DE SEMINOVOS

Por McLarty Maia
Fachada McLarty maia Seminovos

Se você está em busca de um veículo seminovo, com certeza já ouviu algum termo que não conhecia e percebeu que existem algumas palavras muito utilizadas nesse mercado.  Confira as definições que preparamos para facilitar seu entendimento!

O Grupo McLarty Maia tem uma trajetória rica e diversificada, incorporando marcas icônicas ao longo dos anos, desde os primórdios como Grupo Caltabiano até as mais atuais, como BMW e MINI. 

Conheça a nossa história

Um de nossos principais focos continua sendo a venda de seminovos, e para tornar essa jornada mais acessível a todos, preparamos um glossário simplificado para desmistificar alguns termos comuns na compra e venda de veículos seminovos que com certeza você já deve ter ouvido. Confira:

Carro Seminovo

Um carro seminovo é um veículo que já teve um dono, mas que se encontra em condições apropriadas para venda, oferecendo uma alternativa econômica e confiável para quem busca um carro em ótimo estado com um preço mais acessível em relação a um zero quilômetro.

KM

Quando falamos em “KM”, referimo-nos à quilometragem do veículo. Este é um indicador crucial para entender a história do carro. Quanto mais quilômetros rodados, maior a probabilidade de necessitar manutenções. Então, atente-se a esse número, pois ele diz muito sobre a história do veículo.

Laudo Cautelar

Esse documento é como um check-up para o seu futuro veículo. Ele detalha o histórico do carro, incluindo informações sobre acidentes anteriores, adulterações, e até mesmo se há alguma pendência jurídica. Com o laudo, você tem em mãos a garantia de estar fazendo uma escolha informada e segura.

CRV

Sigla para Certificado de Registro de Veículos, documento emitido no primeiro emplacamento. Contém todas as características do veículo.

Renavam

Sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores. Sistema criado para organizar o registro de veículos no país. É gerenciado pelo Denatran e supervisionado pelos Detrans.

Licenciamento de veículo seminovo

O licenciamento de veículos é a renovação anual que atesta a regularidade do seu carro perante os órgãos de trânsito. Essa é uma obrigação que deve ser tratada com atenção.

Transferência de Propriedade

É o nome que se dá ao processo formal de troca de titularidade do veículo. Essa etapa é fundamental ao adquirir um seminovo para garantir que o carro esteja legalmente em seu nome.

Combustível

É qualquer substância que, ao ser queimada ou reagir de forma controlada, produz energia utilizada para impulsionar motores e alimentar veículos. Nos contextos automotivos, existem várias formas de combustíveis, incluindo gasolina, diesel, etanol, gás natural, eletricidade e até mesmo hidrogênio. 

Cada tipo de combustível possui características específicas, impactando no desempenho, eficiência e emissões do veículo. A escolha do combustível adequado geralmente leva em consideração fatores como eficiência energética, disponibilidade regional e impacto ambiental. 

Plug-in

Um veículo “Plug-in” é uma inovação no cenário automotivo que combina um motor a combustão convencional com um sistema elétrico recarregável. A característica distintiva desses veículos é a capacidade de ser conectado a uma fonte externa de energia, geralmente uma tomada elétrica ou estação de carregamento, para recarregar suas baterias. 

Sendo assim, essa tecnologia permite que o veículo funcione de maneira totalmente elétrica por uma distância limitada, reduzindo as emissões de poluentes e promovendo a sustentabilidade ambiental. Os veículos plug-in oferecem:

  • Uma solução híbrida
  • Eficiência energética 
  • Flexibilidade de usar combustíveis tradicionais quando necessário.

Financiamento

É uma opção viável para tornar o sonho do seminovo mais acessível. Aqui, você divide o valor do carro em parcelas mensais, proporcionando maior flexibilidade financeira. 

No Grupo McLarty Maia, oferecemos opções de financiamento para que você possa escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

Consórcio de veículos

Operação financeira organizada por uma administradora de consórcios, com a finalidade de possibilitar a aquisição de veículos por financiamento. Ao participar de um consórcio, você contribui mensalmente e, periodicamente, tem a chance de ser contemplado com o valor necessário para comprar seu seminovo.

CDC (Crédito Direto ao Consumidor)

Crédito Direto ao Consumidor é um empréstimo bancário concedido ao consumidor para a compra de bens, como imóveis ou veículos.

Alienado

Um veículo chamado de “alienado” ainda possui obrigações financeiras pendentes. Ao adquirir um seminovo alienado, é importante compreender essas responsabilidades para evitar surpresas.

Adquira seu seminovo com confiança!

Esperamos que este glossário simplificado tenha ajudado a esclarecer alguns termos comuns na compra e venda de seminovos. No Grupo McLarty Maia, queremos guiar você em cada passo, tornando a experiência de adquirir seu veículo seminovo simples, transparente e confiável. 

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com nossos representantes. 

Venha nos visitar e conheça nosso vasto estoque em seminovos de qualidade.

You may also like

Deixe um comentário

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy