Home Carros Zero Comparativo: Porsche Macan 22/22 vs Jaguar E-Pace 22/22

Comparativo: Porsche Macan 22/22 vs Jaguar E-Pace 22/22

Por McLarty Maia
Jaguar E-Pace

Ao contrário de outros SUVs, estes dois modelos, esportivos e práticos, oferecem direção focada na qualidade e rapidez.

Semelhantes em tamanho e produzidos por marcas icônicas, os dois carros têm muito em comum.Porém, tradicionalmente, os alemães se concentram em carros esportivos, enquanto os britânicos se concentram em carros de luxo.

O contraste entre esportividade e o luxo predomina entre o novo Macan de nível básico com seu motor a gasolina de quatro cilindros de 2,0 litros e o E-Pace com seu motor 2.0 Flex Ingenium de quatro cilindros em linha e injeção direta.

Muitos querem saber: quanto custa um Porsche Macan? Com 252 cavalos de potência, o Macan custa a partir de R$ 439.000 reais*, valor referente a 10/2022. O modelo se destaca por sua excelente dirigibilidade, que se traduz em esportividade, uma marca registrada da Porsche.

A versão do E-Pace 2022 tem motor 2.0l 4 cilindros em linha, 3,0 l 6 cilindros em linha, 5,0 l V8, turbodiesel de 180 cavalos e de acordo com o valor atual referente a 2022, o modelo custa a partir de R$ 429.950,00* – um grande investimento em conforto e autonomia.

*Valores mencionados referente ao mês de Outubro/2022, podendo ter variação de acordo com a configuração do veículo.

Entenda a diferença entre estas duas máquinas e descubra a melhor opção para o seu lifestyle.

Porsche Macan 2022

Ao lançar o seu primeiro SUV em 2002, a Porsche gerou polêmica e deixou muita gente em dúvida se aquele teria sido um bom investimento. Isso porque era difícil enxergar uma marca de luxo conhecida por seus esportivos como o 911 lançando um utilitário.

Porém, o tempo provou que não, a Porsche não estava errada quando decidiu investir em novos desafios. O Porsche Cayenne tirou a marca da falência e mostrou que é possível unir a esportividade ao luxo. Não à toa que o Porsche Macan nasceu em 2014, uma opção menor e mais acessível – tão acessível que é o carro mais barato da fabricante.

Não demorou muito e o Macan tornou-se um sucesso de vendas, um dos veículos mais vendidos da marca alemã no mundo. Em específico, no Brasil, foi o 2º mais emplacado em 2021, com 826 unidades registradas, ficando atrás apenas para o modelo 911 que emplacou 878 veículos.

O Macan 2022 conta com novos recursos na cabine, a começar com relógio analógico no painel, console central, compartimentos de armazenamento maiores e um novo câmbio no guidão. Além do seu volante GT Sport – uma opção – e a multimídia de 10,9 polegadas que foi atualizada.

O novo modelo se apropria de recursos mais atuais com lanternas traseiras em um layout que percorre toda a tampa do porta-malas, mesma solução encontrada no Cayenne, Panamera, 911 e alguns Boxster e Cayman Duo.

Atualmente, a nova linha para o Porsche Macan 2022 se encontra disponível apenas nas versões básicas com um quatro cilindros turbo de 2,0 litros, com turbocompressor e injeção
direta de combustível, movido apenas a gasolina.

Com seu motor de 2,0 litros, este veículo produz até 265 cv, entregando 40,8 kgm de torque de 5.000 rpm a 6.800 rpm e 1.600 rpm. Junto com este motor está uma transmissão automática PDK de dupla embreagem e sete marchas.

Motorização 2.0  
Combustível Gasolina N/D
Potência (cv) 252 N/D
Torque (kgf.m) 37,73 N/D
Velocidade Máxima (km/h) 232 N/D
Tempo 0-100 (s) 6,2 N/D
Consumo cidade (km/l) N/D N/D
Consumo estrada (km/l) N/D N/D
Câmbio dupla embreagem man.sequ.com modo auto de 7 marchas
Tração 4x4
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo multibraço e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Freios N/D

Jaguar E-Pace 2022

O Jaguar E-Pace 2022 já pode ser encontrado nas concessionárias McLarty Maia Jaguar. Sua versão única R-Dynamic SE, ganhou uma leve atualização no visual, porém manteve o mesmo conjunto mecânico.

Sua novidade está na conectividade. O E-Pace agora conta com  InControl Telematics, um sistema que permite conexão entre a central multimídia do veículo e o celular do motorista.

Porém, em termos mecânicos o utilitário continua o mesmo. Motor 2.0 Flex Ingenium que entrega 249 cv de potência e 37,2 kgfm de torque. Câmbio automático de nove marchas, com a velocidade máxima de 229 km/h.

Motorização 2.0 Flex Ingenium  
Potência (cv) Potência: 249 cv  
Torque (kgf.m) Torque: 37,2 kgfm  
Velocidade Máxima (km/h) 229 km/h  
Consumo estrada (km/l) N/D  
Consumo cidade (km/l) N/D  
Consumo estrada (km/l) N/D  
Câmbio automática com modo manual de 9 marchas
Tração 4x4
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo multibraço e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Freios N/D

Diferença Porsche Macan 2022 e Jaguar E-Pace 2022

Contrariando outros SUVs maiores e mais rápidos, esses dois modelos oferecem um ritmo totalmente aplicável na estrada, além de sua praticidade.

Embora cada um dos dois modelos tenham focos diferentes de perfis de consumidor, o E-Pace superou todas as expectativas e caiu no gosto do público. O Jaguar tem seus benefícios e particularidades, ele é mais espaçoso, tem um porta-malas mais versátil e é superior em ergonomia, consumo e usabilidade.

O Macan é muito bem feito e é tão bonito quanto o E-Pace, porém ele irá agradar quem deseja um modelo mais esportivo, uma vez que seu ponto fraco é o conforto. A prova disso é que muitos motoristas Porsche se cansam depois de longas viagens, especialmente se o piso for irregular. Este é realmente um SUV carregado de emoções e voltado para o esporte.

Isso não quer dizer que o Porsche não flua com facilidade nas estradas, mas convenhamos, ele consegue ser ainda melhor no quesito velocidade. Bom e mais rápido do que qualquer SUV: é equilibrado, imediato, instintivo e seguro.

Já que estamos falando sobre velocidade, o Macan 2022 consegue bater o E-Pace fácil. O Porsche é 2 segundos mais rápido que o Jaguar de 0 a 100 km/h. O modelo alemão acelera com força, com uma transmissão automática rápida e precisa de 7 velocidades.

O motor do Macan gira consistentemente acima de 2.000 rpm (o tacômetro está no centro do painel, a propósito) para resposta imediata e um consumo de 8 km/l na cidade.

Já o Jaguar E- Pace não é ruim em aceleração, porém é mais lento que o Porsche. Seus 43,9 mkgf (37,7 mkgf no Macan) estão disponíveis na faixa de rotação mais baixa, típica de um motor a diesel. Por outro lado, tem um consumo de 10,6 km/l na cidade.

O E-Pace se destaca pelos níveis extremamente baixos de ruído e vibração das hélices, sendo visto como uma opção muito mais confortável que o Macan, uma vez que ele lida com solavancos de forma eficaz e flexível, mantendo autoridade de amortecimento.

E se o assunto é inovação, porque não falar sobre tecnologia?

As aplicações digitais do E-Pace e seu layout arrumado podem fazer seus olhos brilhar e convencê-lo de que seria o carro mais agradável entre os dois. Enquanto o console de túnel de alta transmissão do Macan enfatiza o contraste marcante quanto ao layout do Jaguar.

Conclusão

Se você busca por estabilidade, o Porsche Macan é uma ótima opção. O ajuste da suspensão é apertado e a resposta da direção é mais direta que a da concorrência.

Dirigir um Porsche em alta velocidade e enfrentar uma curva equivale a dirigir um carro mais baixo e esportivo nas mesmas condições. Já o Jaguar E-Pace não causa nenhuma insegurança ao motorista, especialmente no modo de direção dinâmica. Porém, seu foco está no conforto e ele é muito superior ao Porsche nesse aspecto.

Jaguar E-Pace interno

Para se ter uma ideia, os passageiros do E-Pace mal percebem as imperfeições no solo, além de ele acomodar melhor os passageiros na parte traseira. Quanto ao seu porta-malas, ele tem capacidade semelhante aos seus concorrentes, mas é mais alto para facilitar o armazenamento de bagagem.

Ainda sobre o Jaguar E-Pace 2022, o mesmo possui ajuste de potência para o volante e câmera na parte traseira, além do ar condicionado com duas zonas de temperatura em comparação ao Porsche Macan que tem três.

Ambos vêm de fábrica com seis airbags e assistente de estacionamento.

Apesar de sua concorrência direta, os dois modelos atendem pessoas com objetivos diferentes na hora de escolher os veículos. O Porsche Macan 2022 é um SUV que respeita a proposta e a palavra esporte. Isso porque, em um Porsche, o centro das atenções é o motorista, que vai a loucura em curvas com a aceleração máxima.

Em contrapartida a toda essa adrenalina, quem opta por um SUV como o Jaguar, prioriza o conforto, espaço e luxo, quesitos de peso na tabela comparativa. Sendo assim, o modelo britânico mostrou que possui qualidades distintas a um Jaguar.

E se você também é um apaixonado por carros e está aqui para saber qual a diferença entre o Porsche Macan 2022 e Jaguar E-Pace 2022, saiba que a A McLarty Maia, pode te ajudar!

Comprar um veículo novo ou seminovo é uma decisão muito importante e por isso contar com quem entende do assunto é muito importante para acertar na escolha.

A McLarty Maia garante a qualidade do atendimento e um conhecimento de quase 100 anos de mercado. Fale com um dos nossos representantes e dê o primeiro passo para a realização do seu sonho!

You may also like

Deixe um comentário

Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy